Nesse mercado dinâmico, com o fluxo livre de informações e programas inovadores de marketing, as necessidades e desejos dos consumidores estão sempre mudando. À medida que a renda per capita aumenta, os consumidores estão dispostos a explorar mais alternativas para a decisão de compra. As empresas devem estar cientes da mudança da situação o tempo todo para tomar a decisão certa. Isso exige o desenvolvimento de sofisticados sistemas de informações de marketing.

O sistema de informação consiste em partes interessadas, processo e equipamento para coletar, analisar e proliferar informações entre os tomadores de decisão relevantes. O sistema é formulado usando os registros internos da empresa, dados de pesquisa de mercado e outro sistema de coleta de informações. O sistema interno consiste em analisar informações do pedido do produto ao ciclo de entrega e sistemas de informações de vendas.

No pedido de produtos ao sistema de entrega, as empresas analisam o consumo de várias marcas e garantem que o estoque de matérias-primas e produtos acabados seja mantido em níveis suficientes. Isso é para garantir que todo o ciclo seja concluído no menor tempo possível. Nos sistemas de informações de vendas, os números de vendas em diferentes centros geográficos são coletados e analisados ​​para entender o padrão de consumo. Os dados coletados do processo acima são analisados ​​para entender o comportamento do consumidor e desenvolver produtos, bem como programas para atender à demanda do consumidor.

O sistema de inteligência de marketing requer uma combinação de pessoas, sistema e procedimento para coletar dados de mercado. Para a empresa, o pessoal de vendas está na linha de frente para identificar e relatar qualquer tendência prevalecente no mercado. O canal de distribuição também pode fornecer às empresas informações valiosas do usuário final. No entanto, o pessoal de vendas e a distribuição precisam ser treinados para identificar tendências e depois enviar para as pessoas certas na organização. Às vezes, as empresas enviam um chamariz para o supermercado como um cliente em potencial para verificar o atendimento ao cliente, outra maneira de reunir informações. As empresas também terceirizam atividades de coleta de informações para agências como A C Nielson.

Se o sistema de informações de marketing relatar qualquer problema ou tendência emergente, análises adicionais poderão ser feitas por meio de pesquisa de marketing. O processo de pesquisa de marketing consiste em seguir; definição do problema, desenvolvimento de plano de pesquisa, coleta de dados, análise de dados, apresentação de resultados e implementação da decisão. Cada etapa deve ser cuidadosamente planejada e executada para que a pesquisa de mercado seja bem-sucedida. Durante o processo de definição de problemas, as empresas precisam garantir que esse objetivo não seja muito vago, nem leva os pesquisadores na direção errada.

O desenvolvimento do plano de pesquisa consiste em criar uma cópia azul de como a coleta de informações ocorrerá. Aqui é necessário manter um foco particular no custo para não exagerar nos benefícios. A etapa inclui alcançar o público-alvo e coletar informações. Pesquisadores de mercado dispõem de várias técnicas e modelos para analisar os dados coletados. Depois que os pesquisadores de mercado terminam sua análise, os resultados devem ser apresentados em um formato de estrutura para responder às perguntas objetivas da pesquisa. Agora, cabe à alta gerência tomar a decisão como o caminho a seguir do estudo de pesquisa de mercado.

No mundo impulsionado pela tecnologia, os gerentes de marketing também estão se esforçando para usar os recursos disponíveis. Os gerentes de marketing usam rotineiramente as ferramentas estatísticas, como análise de regressão, análise fatorial, etc., modelos como o modelo de processo markov, modelos de resposta de vendas para apoiar o processo de tomada de decisão. Os gerentes de marketing também estão usando software de marketing e vendas, o que ajuda na tomada de decisões diárias, como preços, orçamento, etc.

Quando os gerentes puderem finalizar as oportunidades usando pesquisa de marketing e outros modelos baseados em tecnologia, o próximo passo é calcular o tamanho do mercado, o crescimento e outros atributos relacionados ao modelo de negócios. Os gerentes estimam a demanda do mercado para um determinado produto calculando o total de vendas do produto por segmento de mercado, por conjunto de clientes definido, em um tempo finito e sob uma estratégia de marketing específica. A partir desses gerentes, calcule a participação de mercado da empresa em relação ao plano de negócios do concorrente.

Os gerentes de marketing precisam admitir que é o mercado do consumidor, o que torna importante coletar informações para entender sua percepção por meio da tecnologia disponível, pesquisa de mercado e modelos quantitativos. A compreensão dos clientes ajudaria as empresas a estimar a demanda total do mercado por seus produtos.